NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Transporte no Campus da UFRN terá linhas expressas para atender melhor os estudantes

Redação,Via Certa


A partir desta segunda-feira (31), a linha 588 (Circular UFRN) vai passar a contar linhas Expressas no Campus da UFRN, uma ligando o Via Direta a Reitoria e outra ligando o Via Direta a C&T. O objetivo, segundo a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) –, é melhorar a capacidade de transporte do sistema sem aumentar a quantidade de veículos na frota.

Segundo Rubens Ramos, professor do Departamento de Engenharia Civil da universidade, a Reitoria e o C&T são os principais pontos de destino dos estudantes. “Mais da metade dos alunos se destinam a um destes locais e eles acabam perdendo tempo em paradas intermediárias para descer uma ou duas pessoas. Isso, além de prejudicar o estudante, prejudica a capacidade de transporte da circular”, pontuou.

O levantamento foi realizado em trabalhos de alunos de engenharia civil da UFRN. Para Clodoaldo Cabral, secretário adjunto de Transportes da STTU, a universidade tem que ser uma grande parceira da sociedade. “Há vários projetos elaborados pelos estudantes que podem, e devem ser aproveitados pelas instituições públicas para melhorar a vida da sociedade. É isso que estamos fazendo colocando em prática esta pesquisa realizada no circular, que vai aumentar em 60% a quantidade de viagens da linha”, informou.

LINHAS

O Expresso Reitoria/Via Direta vai operar das 06h30 às 20h30, parando apenas na Parada do Via Direta e na Parada da Reitoria. Já o Expresso C&T/Via Direta operará das 06h20 às 22h30, parando apenas na Parada do Via Direta e na Parada de C&T. Esta medida reduzirá o tempo de viagem, permitindo que a frequência de ambas seja de menos de 10 minutos, no horário de pico, e de 15 a 20 minutos, no entre pico. Os Expressos contarão com dois veículos cada. Dentro da UFRN, o embarque e desembarque ocorrerá na atual parada do Circular Direto.

Além dos Expressos, a UFRN continuará contando com as linhas circulares Direto e Inverso atendendo aos demais setores da instituição, ambas com dois carros e frequência de 15 em 15 minutos no horário de pico, e 30 em 30 minutos no entre pico. 

Além dessas, as linhas convencionais que entram no Campus hoje permanecem, são elas: 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus), 30 (Felipe Camarão/Pirangi, via Candelária/Campus), 31 (Felipe Camarão/Pirangi, via Campus/Candelária), 48 (Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim/Campus), 57 (Mãe Luíza/Nova Descoberta, via Campus), 63 (Felipe Camarão/Campus) e 66 (Ponta Negra/Cidade da Esperança, via Campus/Bom Pastor).

Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.
Transporte no Campus da UFRN terá linhas expressas para atender melhor os estudantes Transporte no Campus da UFRN terá linhas expressas para atender melhor os estudantes Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on julho 27, 2017 Rating: 5

Sora Templates