NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Como trocar o filtro do ar condicionado do carro

Por Julio Benck


O filtro do ar condicionado do carro faz uma função muito importante para a saúde e conforto do motorista e passageiros. Nele são retidas todas as impurezas que vêm do ar de fora, evitando a contaminação do ar no interior do carro por germes, ácaros e bactérias.

A peça deve ser constantemente higienizada e trocada, já que com o tempo perde sua eficácia com o acúmulo de sujeira. Saiba o que fazer para limpar o filtro do ar e em que momento sua troca não pode mais ser adiada.
Quando saber que é hora de trocar

Diferentemente de peças como filtro de óleo e de combustível, que devem ser trocados respeitando uma certa quilometragem, o filtro do ar condicionado do carro não tem sua troca realizada de acordo com a quantidade de km rodados.

Embora por padrão muitos fabricantes indiquem a verificação do filtro a cada seis meses, tal prazo varia bastante, em função de fatores como o uso do ar condicionado e as condições do ar na região em que o carro trafega mais. Nas grandes metrópoles, onde o ar é mais poluído, normalmente essa verificação é feita em intervalos menores. Portanto, esteja sempre atento à frequência com que usa o ar condicionado e as condições atmosféricas da sua região.

O importante é inspecionar o filtro, fazer sua limpeza e se, ele não voltar à cor clara original, apresentando manchas e nódoas e escuras, é sinal de que precisa ser substituído.
Como limpar?

Para fazer a verificação do estado do filtro do ar condicionado do carro, será necessário saber onde ele se localiza. A posição da peça varia de um modelo para o outro, por isso, para saber exatamente onde o filtro está, você deve recorrer ao manual do veículo.

Via de regra, o filtro está atrás do painel do carro, exigindo para sua limpeza algum tipo de desmontagem.

Uma vez localizado, você deverá retirá-lo do local onde se encaixa e fazer a limpeza apenas com um pano úmido, sem qualquer tipo de produto químico, desinfetante ou voltado para limpar pisos. Isso evita que posteriormente o ar fique impregnado pelo cheiro de produtos químicos, que podem causar irritações, espirros ou mesmo reações alérgicas.

Quanto custa

Os preços variam, mas o filtro de ar de um carro popular custa cerca de R$ 40,00. Mas existem modelos mais caros, com preços que podem chegar a R$ 120,00. Pesquise pelo tipo de filtro de ar condicionado do carro de acordo com o modelo e o ano do seu veículo.
Como trocar

Se o filtro está muito escurecido e não recuperar um aspecto mais próximo do original ao ser lavado, é sinal de que deve ser trocado. A posição do filtro, conforme já destacamos, varia, mas ele pode estar posicionado dentro do motor.

Nesse caso, você deverá abrir o capô, localizar a tampa do filtro do ar condicionado (que em carros mais novos é retangular), abri-la desparafusando tudo que estiver afixado dessa forma e remover o filtro esgotado.

Se a limpeza não resolver, faça a substituição, tomando o cuidado de recolocar todos os parafusos nos mesmos locais onde já estavam fixados.

Para a troca, você poderá recorrer a 4 tipos de filtro de ar:
Filtro de substituição – duram mais do que os filtros comuns originais, e resistem a mais limpezas;
Filtros originais – feitos de papel, geralmente são trocados nas revisões feitas por orientação do fabricante;
Admissão direta de ar – tipo de filtro mais indicado para carros tuning, pois além da sua função básica, promovem melhora no desempenho do veículo;
Admissão dinâmica – também promove incremento na potência do veículo, graças a seu sistema com entrada específica de ar.
Como trocar o filtro do ar condicionado do carro Como trocar o filtro do ar condicionado do carro Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on julho 20, 2017 Rating: 5

Sora Templates