NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Conheça as melhores marcas de pneus do mercado

Por Julio Benck

Conheça as melhores marcas de pneus do mercado


Uma das despesas mais pesadas na hora da manutenção de um carro é com a compra de pneus. Conhecer os melhores marcas de pneus ajuda, mas um olhar mais atento pode revelar algumas surpresas.

Ao contrário do que se possa imaginar, não são apenas as gigantes Michelin, Goodyear, Pirelli, Bridgestone, Hankook e Continental as únicas marcas à disposição no mercado.

Ou melhor, essas cinco gigantes até de certa forma “cartelizam” a produção e distribuição, mas o que nem todos sabem é que cada uma delas conta com linhas alternativas de produtos.

Talvez você não saiba, mas só a Continental tem sob sua responsabilidade quatro marcas de pneus de qualidade ligeiramente inferior – mas nem por isso fora das especificações – e que visam atender a um público mais amplo.

As melhores marcas de pneus por segmentação

Uma rápida pesquisa revela que as diferenças de preços entre as marcas “grandes” e as de apelo popular são consideráveis. Voltando ao exemplo já citado da Continental, a diferença de preço de um pneu original na especificação 165/70R13 custa, no site, R$ 208,71 à vista.

Um similar da marca Barum, considerada popular, já sai a R$ 166,41 à vista, ou seja, diferença nada desprezível de 20,2%.

Sendo assim, se você pretende economizar, comprando as melhores marcas de pneus, chanceladas pelas gigantes da indústria de pneumáticos, conheça um pouco mais sobre as marcas alternativas e que tipo de veículos elas atendem.

Pneus para carros populares

As marcas abaixo são voltadas em especial para carros compactos, hatch ou sedãs compactos com rodas entre aros 13 e 14. Conheça um pouco mais sobre cada um delas e a que gigante elas estão vinculadas.
Formula – única marca “popular” da Pirelli, é a herdeira da antiga marca de pneus indiana Ceat, que já pertencia à gigante italiana;
Kingstar – de propriedade da sulcoreana Hankook, produz pneus para rodas de aro 13 a 17;
Laufenn – também vinculada à Hankook, além dos pneus de dimensões menores, comercializa pneus para carros importados e esportivos;
Direction – pertencente à Goodyear, pode ser encontrada em grandes redes de supermercados;
Kelly Tires – esta sim é 100% voltada para suprir carros de menor porte e é a marca mais popular da Goodyear. Seus maiores pneus são da especificação 205/40R17;
Viking – focada em atender países emergentes ou em desenvolvimento, a Viking tem nacionalidade norueguesa e pertence à Continental;
Seiberling – também focada no “povão”, pertence à Bridgestone, e produz pneus para aros 13 e 14;
Euzkadi – de origem mexicana, é uma das 4 marcas populares que pertencem à gigante Continental;
Barum – outra marca pertencente à Continental, seus pneus, como todos os de segmentação popular, têm sulcos menores – 7 mm contra 8 mm dos mais caros – e emitem mais ruído.

Pneus para SUVs

Quem tem SUV e quer fazer economia com as melhores marcas de pneus pode recorrer a uma das seguintes marcas:
Uniroyal – marca “B” da Michelin, tem origem belga e seus pneus têm preços menores do que os originais da marca mãe e concentram na Europa seu principal mercado;
Marshall – subsidiária da Hankook especializada em SUVs e veículos comerciais

Pneus para Off Roads

Até mesmo os proprietários de veículos com tração nas 4 rodas podem economizar na hora da compra. As principais marcas com preços mais baixos são:
BFGoodrich – uma das poucas marcas exclusivas para veículos off road, pertence à Michelin e é focada também em carros de competição;
General Tire – ligada à Continental, a General Tire fabrica pneus para carros 4×4 com preços mais baixos que os da marca que detém sua propriedade.

Pneus para carros de passeio em geral

Sem um nicho definido e sem ser tratada comercialmente como uma marca B, a Firestone atende a uma ampla gama de veículos e pertence à Bridgestone. Por concentrar forte valor de marca, seu nome é quase um “sobrenome” da empresa que controla seus negócios.
Conheça as melhores marcas de pneus do mercado Conheça as melhores marcas de pneus do mercado Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on junho 29, 2017 Rating: 5

Sora Templates