NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Como evitar danos num carro que fica muito tempo parado na garagem

Por Julio Benck


Antes de partir para uma longa viagem, ou pelo menos para um mês de merecidas férias, caso você não for de carro, precisará ter cuidados ao deixá-lo parado nesse período. Ao contrário do que se imagina, carro parado por mais de duas semanas pode sofrer desgastes ou simplesmente precisar de uma boa limpeza para voltar a ser usado.

Para evitar danos ao seu veículo, acompanhe nossas dicas e saiba como fazer para que seu carro parado não sofra os efeitos da ação do tempo.

3 marcas de removedor de riscos de carro que realmente funcionam

Ligar apenas o motor não resolve

Donos de carros pouco usados, em boa parte dos casos, acham que ligar o motor do veículo uma vez por semana é suficiente para o motor não “colar”. Ledo engano, não é apenas o motor que precisa ser regularmente acionado para que se mantenha em bom funcionamento.

Há diversos componentes que, se não forem acionados com frequência, podem se deteriorar, como as juntas homocinéticas e caixa de direção, que só entram em ação com o carro em movimento.

Sendo assim, esqueça o mito de ligar o motor por meia hora achando que está garantindo a manutenção do seu carro que fica muito tempo parado. É preciso rodar com ele. 

Cuidados com a limpeza e proteção da luz solar

Se não tiver jeito, e você realmente precisar se ausentar, valem cuidados especiais com o carro. Se não for ficar estacionado em garagem coberta, providencie uma capa, com proteção interna para não colar na lataria caso chova.

Uma boa mão de cera antes da viagem também é recomendável; vai evitar que partículas grudem na lataria e manchas se solidifiquem, o que dificulta sua retirada.



Troca de fluidos também deve ser considerada

Deve ser dada especial atenção à troca dos fluidos do carro, principalmente óleo, fluido de direção e de freio. Afinal, não é apenas ao entrar em ação que eles se desgastam, com o tempo eles vão perdendo suas propriedades e precisam igualmente serem trocados.

Considere trocar os fluidos do seu carro a cada seis meses, caso você rode pouco. O fluido de freio dura mais: deve ser trocado depois de dois anos, caso a quilometragem não atinja os 20 mil km que geralmente se recomenda.

Outro fluido ao qual deve ser dada atenção é a gasolina no reservatório de partida a frio. Para garantir maior durabilidade, abasteça-o com gasolina aditivada ou das marcas Podium e Premium.
Juntas, retentores e mangueiras ressecam com o tempo

A correia dentada é um componente vital para o funcionamento do carro. Seu rompimento pode causar danos seríssimos e que normalmente só são resolvidos com a retífica completa do motor. Para evitar esse grave transtorno, troque-a se num prazo de 6 anos ou a quilometragem indicada pelo fabricante para troca não for atingida.

O sistema de ar condicionado também se deteriora se não for regularmente acionado. Caso você não o utilize, ligue-o uma vez por meia hora a cada duas semanas. Isso serve para manter umedecidas as mangueiras e todo o sistema de vedação em seu interior.

Também é recomendada a utilização de calço nas rodas, para não haver risco de os freios grudarem, assim como a retirada dos cabos que ligam a bateria ao sistema elétrico, que consomem energia mesmo com o carro parado. Essas duas medidas valem para períodos superiores a 30 dias de carro parado.
E se o carro ficar parado mais de um mês?

Se a sua viagem for longa, ou você apenas não usa o carro por períodos mais prolongados, além das medidas já recomendadas, é bom deixar o veículo suspenso por cavaletes. Tal precaução tem como objetivo evitar que os pneus se deformem, já que o próprio peso do veículo tende a deixá-los quadrados.

Outra falsa proteção que deve ser evitada é a colocada de pesos sobre o pedal da embreagem. Fazendo isso, você apenas estará acelerando o desgaste da mola.

Para evitar problemas com a embreagem, não tem outro jeito que não seja rodar com o carro pelo menos uma vez uma distância de 5 quilômetros a cada duas semanas.
Como evitar danos num carro que fica muito tempo parado na garagem Como evitar danos num carro que fica muito tempo parado na garagem Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on junho 08, 2017 Rating: 5

Sora Templates