NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

5 dicas para escolher o consórcio mais barato

Por Simone Leal 


Quer comprar um carro, de forma econômica, mas ainda não tem o dinheiro? Dicas para não errar no investimento.
COMO ENTRAR NUM CONSÓRCIO?

O consórcio trata-se de uma poupança para aquisição de bens e pode ser feito entre grupos que possuam a mesma afinidade, como por exemplo, a compra de um carro novo. Para entrar num consórcio é preciso comprar uma cota de um grupo de consorciados. O valor da cota corresponde ao valor do bem que pretende comprar, e valor total é parcelado em meses.

Nesse sistema é determinado um prazo, geralmente entre 60 e 84 meses, em que todos os integrantes do grupo realizam o pagamento mensal das parcelas. Para adquirir a carta de crédito é preciso ser contemplado pela administradora, ou seja, sorteado ou dar “um lance” com o crédito no valor do serviço ou do bem investido.
COMO ENCONTRAR O CONSÓRCIO MAIS BARATO


1- Cuidado
Na hora de procurar informações sobre os valores dos consórcios, você deve tomar cuidado para não ser enganado. Algumas empresas podem passar o valor errado, o ideal é ligar mais de uma vez e, se possível, fazer um orçamento diretamente na unidade física do consórcio.

2- Mantenha a insistência
Para estimular o consumidor a ir até o estabelecimento físico, muitas empresas passam as informações sobre os valores apenas pessoalmente. No entanto, para não perder tempo e dinheiro, insista ao falar com o atendente e procure saber sobre as taxas cobradas pelo consórcio.

3- Faça perguntas
Para escolher o consórcio mais barato é recomendado fazer muitas perguntas para esclarecer todas as suas dúvidas. Indica-se pedir um documento, por e-mail, contendo todos os detalhes da venda por consórcio. Pergunte sobre a taxa de administração, fundo de reserva e seguro de vida.

4- Fique atento
Se a empresa está se oferecendo parcelas muito baixas, você deve desconfiar. Para não cair em golpes, basta multiplicar as parcelas pela quantidade de meses, o resultado deve ser razoável, do contrário é preciso desconfiar. Há casos em que as parcelas demasiadamente baratas não oferecer 100% da carta de crédito, oferecendo em torno de 75%. Nesse caso, em vez de ter um veículo de R$ 20.000, você terá uma carta de somente R$ 15.000, tendo que completar o restante.

5- Entenda o valor das parcelas
Saiba que alguns planos de consórcio são crescentes ou decrescentes, ou seja, o valor das parcelas pode aumentar ou diminuir no decorrer do tempo. Antes de fechar o negócio, você deve verificar se o consórcio é linear, mantendo o mesmo valor até o término da dívida. Porém, tenha em mente que mesmo no consórcio linear o valor da parcela pode aumentar ou diminuir, isso acontece por contar da valorização ou desvalorização do veículo. 
DICAS PARA COMPRAR UM BOM CONSÓRCIO?
Escolha uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil, responsável pela fiscalização deste setor.
Para encontrar o consórcio mais barato, faça simulações e entre em contato com as empresas para verificar os planos disponíveis.
Lembre-se de perguntar sobre os valores embutidos no consórcio, como Taxa de Administração e Fundo de Reservas. Como o consórcio não tem juros, são essas taxas que irão aumentar o valor final pago pelo seu veículo. Confira ainda se a Carta de Crédito será de 100% do valor do consórcio, para não ter decepções na hora de comprar o veículo.
Leia atentamente as cláusulas do contrato para saber os seus direitos e obrigações. É muito importante conferir o valor do crédito, prazo de duração do consórcio e se as parcelas são lineares, crescentes ou decrescentes.
Exija a sua via do contrato de adesão e das cláusulas de regulamento do grupo.
Não deixe de acompanhar o andamento do consórcio para saber quem foram os contemplados. Quando for contemplado aproveite a oportunidade de adquirir o seu carro novo à vista, o que possibilita negociação e descontos!
5 dicas para escolher o consórcio mais barato 5 dicas para escolher o consórcio mais barato Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on maio 07, 2017 Rating: 5

Sora Templates