NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Comprei um carro roubado sem saber, o que fazer?

Por Simone Leal

Comprei um carro roubado sem saber, o que fazer?

Comprar um carro novo à vista ou através do financiamento é caro, o que faz com que muita gente aposte na aquisição de um veículo seminovo ou usado. Porém, ao optar por este tipo de compra é preciso conhecer muito bem a origem do carro, pois há tanto vendedores individuais quanto empresas fraudulentas que podem vender carros roubados, fazendo com que o seu sonho se transforme em um pesadelo.

Sem saber, você comprou um carro usado e descobriu que se trata de um veículo roubado? Saiba o que fazer para se livrar deste problema e não se complicar com a lei:

O QUE FAZER?
Geralmente, a pessoa fica tão empolgada com a possibilidade e facilidade de comprar um carro usado por um valor mais em conta, que só vai perceber que adquiriu um veículo roubado quando solicita a transferência para o seu nome, se é parado pela polícia em uma blitz ou na hora em que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) faz vistoria.

FAÇA O REGISTRO NA POLÍCIA
Você descobriu que fez um mau negócio e comprou um carro roubado? Nesse caso, a primeira coisa a ser feita é ir até a Polícia Civil para registrar o ocorrido. O boletim de ocorrência serve como prova de que você foi ludibriado e não comprou de má fé. O BO também te ajuda no possível processo judicial para acionar o vendedor ou a loja para cobrar o valor que foi pago pelo veículo.

Se você adquiriu o carro roubado em uma loja ou concessionária, você também tem o direito de procurar uma unidade do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) para registrar uma reclamação formal contra e empresa e evitar que ela continue trabalhando de forma fraudulenta. O carro roubado ou furtado será recolhido pela polícia e devolvido para o dono, que deve ter o bem registrado em seu nome.

REÚNA OS DOCUMENTOS QUE COMPROVAM A COMPRA
Comprovar a compra é essencial para que você tente provar que não sabia da origem criminosa do carro ofertado pelo vendedor. Você precisa ter a cópia do comprovante de pagamento, que pode ser uma fotocópia do cheque ou cheques usados para pagar o vendedor, contrato de compra e venda ou canhoto de transferência bancária.

Mais do que comprovar o valor pago pelo carro, você também deve demonstrar que o valor pago não estava demasiadamente abaixo do preço de mercado. Afinal, valores muito baixos são indicativos de que é necessário ficar atento, pois é provável que há algo errado com o automóvel, provavelmente com a origem dele.

COMO REVERTER O PREJUÍZO
Depois de descobrir que você foi enganado e comprou um carro roubado, não dá para ficar no prejuízo, não é? Após tomar as medidas legais, você deve tentar conversar com o vendedor para ser reembolsado pelo valor que foi dado pelo veículo. Jamais, a pessoa lesada na compra deve tentar revender o carro, pois pode ser processo pela Justiça, sendo enquadrada no crime de estelionato, receptação ou até mesmo furto. 

Caso a conversa com o vendedor ou a loja não seja positiva, o mais indicado é usar os meios legais para reaver o seu dinheiro. Se a compra foi feita em uma loja ou concessionária, é preciso registrar uma reclamação no Procon e solicitar a abertura de um processo na Justiça para cobrar a quantia que foi paga.

COMO DESCOBRIR SE O CARRO FOI ROUBADO
Para evitar toda esta dor de cabeça de procurar a polícia e de ter que abrir um processo para receber o que você pagou por um bem de procedência criminosa, é muito importante pesquisar o histórico do automóvel antes de efetuar a compra. Esse processo é obrigatório, principalmente se você não conhece o vendedor. Ainda que o negócio seja realizado por uma loja ou concessionária, é preciso se precaver.

Há várias plataformas que permitem consultar as informações de um carro, mas a alternativa mais segura para saber se o veículo foi roubado é o site do Detran do seu estado. Selecione a opção ‘’Consulta ao cadastro do veículo’’, informe a placa do carro e verifique se existe algum registro de roubo.
Comprei um carro roubado sem saber, o que fazer? Comprei um carro roubado sem saber, o que fazer? Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on abril 17, 2017 Rating: 5

Sora Templates