Projeto permitirá monitoramento de veículos na orla de Natal



Representantes das secretarias de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e Turismo (SETUR), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) e do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do RN (UFRN) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (1), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Natal, para discutir estratégias visando garantir mais segurança na orla marítima de Natal.

Durante o encontro, o professor Aluízio Rocha da UFRN, apresentou projeto “Poste Inteligente” elaborado pela unidade de tecnologia da universidade que possibilitará um monitoramento rápido de todos os veículos que transitam na Via Costeira. Por meio de uma câmera de alta definição, em conexão com um software de reconhecimento de placas adulteradas, todos os veículos que passarem pela região onde os “postes inteligentes” forem instalados serão fiscalizados eletronicamente permitindo a rápida identificação daqueles que tiverem pendências por roubo ou furto, o que aumentaria o tempo de resposta dos agentes da segurança pública na recuperação do patrimônio e prisão de criminosos.

“O projeto é totalmente viável tecnologicamente e financeiramente à Sesed. Queremos aprimorá-lo nos próximos meses e iniciar a fase de testes ainda no primeiro semestre de 2017”, disse o professor Aluízio Rocha.

Para o secretário Caio Bezerra, o projeto é semelhante ao já executado nas blitz do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e Detran e aparece como uma solução em curto prazo para coibir o número de veículos roubados na cidade e garantir a segurança do turista e da população local. “Com a aplicação do projeto poderemos desenvolver várias ações e replanejar operações no combate a criminalidade, visto que estaremos monitorando a todo momento o veículo suspeito”, disse.

Ao fim da reunião, os empresários do setor se disponibilizaram em contribuir com a viabilidade financeira do projeto entendendo que é benéficio para todo o setor turístico. Uma nova reunião será marcada nos próximos dias para discutir a elaboração de uma Parceria Publica Privada (PPP) entre a Sesed, Setur, ABIH e UFRN.
Google +