Meia Maratona do Sol tem esquema especial de trânsito



A terceira edição da Meia Maratona do Sol acontece neste dia 12 de novembro, a partir das 16h, com largada e chegada na Arena das Dunas, em Natal. Com isso, a corrida provoca alterações no trânsito em toda a área que compreende o percurso. Uma reunião entre as empresas organizadoras do evento, HC Sports e Fábrica de Esportes, e representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) definiu as mudanças.

“Todos os detalhes de cada fechamento, cada rua ou avenida são definidos em parceria com todos os órgãos de trânsito da capital, uma vez que a Meia Maratona do Sol segue todas as regulamentações exigidas por eles e busca causar o menor transtorno possível para os natalenses”, ressalta o coordenador de marketing do evento, Gabriel Negreiros.

O ordenamento no trânsito dos percursos de 21 km, 10 km e 5 km começa a partir das 13h. As principais alterações acontecem nas Avenidas Romualdo Galvão e Engenheiro Roberto Freire. No caso da Romualdo, o tráfego no túnel será suspenso durante toda a prova. Já nas vias da Roberto Freire, apenas uma das faixas segue livre. Uma será bloqueada para passagem dos corredores durante a prova, com acréscimo de via de mão dupla.

“A pessoas não ficarão impedidas de chegar ao destino almejado. O máximo que vai acontecer é demorar um pouco mais, porque terão que optar por vias alternativas, mas os trechos serão liberados tão logo o último competidor passe”, pontuou um dos organizadores da Meia do Sol, Nivaldo Pereira.

Agentes da STTU, CPRE e PRF vão monitorar toda a extensão das três opções de percursos e, também, os locais onde serão necessários bloqueios viários para o deslocamento seguro dos competidores, condutores de veículos e os pedestres. A previsão é que as vias sejam liberadas após 19h30.

Após a largada na Arena das Dunas, marcada para 16h, os atletas seguirão pela marginal da BR-101, acessando o Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela Avenida Passeio dos Girassóis, seguindo até a Avenida Dr. Solon de Miranda Galvão até a Engenheiro Roberto Freire, pelo anel viário da universidade e seguindo até o início da Via Costeira, quando retorna ao estádio, no bairro de Lagoa Nova, retornando pelo mesmo percurso.

Trechos interditados e monitorados pela STTU, CPRE e PRF:

Avenida Lima e Silva – O trecho que dá acesso à marginal da BR-101 e à Avenida Romualdo Galvão (próximo ao Sebrae e à Arena das Dunas) será interditado durante a largada, às 13h.

Arena das Dunas – O trânsito será interditado a partir das 13h no sentido Arena-Viaduto do Campus. A marginal que dá acesso ao túnel do Campus será interditada totalmente, mas a BR-101 permanecerá livre com fluxo livre.

UFRN – Interdição total nos acessos à Rua Cel. João Medeiros (Escola de Música), Avenida Passeio dos Girassóis (acesso ao Centro de Biociências e C&T), até a rotatória que dá acesso à Avenida Dr. Solon de Miranda Galvão em direção à Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Avenida Engenheiro Roberto Freire – A via no sentido Nordestão/Ponta Negra será mão dupla para veículos. A outra via, sentido Ponta Negra/Nordestão, será totalmente interditada para uso exclusivo dos atletas.

Via Costeira – Sofrerá interdição de uma faixa da Via Costeira na extensão que compreende 2,5 quilômetros, a partir do Centro de Convenções.

Sobre a Meia Maratona do Sol

Chegando à sua terceira edição, a Meia Maratona do Sol é elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a competição também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e CREA.

Com mais de 5 mil atletas já inscritos, a prova tem o mesmo percurso de anos anteriores, apenas com largadas diferentes por cada categoria. Quem inicia a corrida é a categoria de Pessoa com Deficiência (PCD) dos 21k; às 16h10 larga a Categoria Geral 21k; às 16h25 é a vez de PCD 5k e 10k; e Geral 5k e 10k começa a prova às 16h30.

A divisão tem o intuito de oferecer mais conforto no espaço da largada a todos os participantes. As categorias PCD foram divididas em cinco, conforme orienta a Confederação Brasileira de Atletismo. Além disso, todos os primeiros lugares de 5k, 10k e 21k receberão essas medalhas especiais.

A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, NET, Cosern (Grupo Neoenergia), Hyundai Caoa, Midway Mall, Santa Maria, Detran, Unimed Natal e Holiday Inn . As empresas WM Fitness, Ponta do Sol (Tourism and Travel) e Café Santa Clara são os parceiros oficiais da prova, que conta, ainda, com colaboração social para o Armazém da Caridade.
Google +