Causa de muitos acidentes, o ofuscamento pode ser evitado. Veja como

Ofuscamento é uma cegueira momentânea causada pelo excesso de luz em nossos olhos. A vista humana pode levar até sete segundos para se recuperar de um ofuscamento. Um veículo, a uma velocidade de 80 km/h, poderá percorrer até 155 metros antes que seu condutor recupere a visão plena. Um risco para a condução.

Uma das principais formas de ofuscamento é aquela causada pela incidência direta de raios solares. Essa incidência de luz ocorre geralmente no início da manhã e no final da tarde, quando o sol está muito próximo do horizonte.


A primeira dica é o uso de óculos de sol, pois ele reduz a fadiga ocular, o risco de ofuscamento e a cegueira temporária. No entanto, 20% dos motoristas não usam sempre o acessório.
Veja outras:

1)O para-sol deve sempre ser extensível e dobrável e ser usado apenas em momentos específicos de grande brilho, pois reduz o campo de visão.

2) Use óculos polarizados com cristais e de cor esverdeada, cinza ou marrom.

3) Se houver o ofuscamento, o condutor deve reduzir a velocidade e nunca realizar paradas bruscas.

4) Se o condutor estiver dirigindo na linha de frente do sol, é possível parar e esperar 5 minutos para o sol mudar de direção.

5) Para o condutor que estiver dirigindo por muitas horas com a incidência de luz solar, o ideal é fazer paradas regulares para descansar os olhos.

6) Ligue sempre a luz baixa, se o veículo não tiver luzes diurnas (LCD) – dessa forma você percebe melhor quem se aproxima, além de ser visto a uma distância maior.

7) O condutor nunca deve dirigir com óculos de sol à noite ou em áreas escuras ou túneis.

8) Ir anualmente no oftalmologista também é uma dica de segurança.
Google +