NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA

[7]

Projeto Vida No Trânsito da SMS expõe ações educativas na CIENTEC


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Núcleo das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs)/Projeto Vida no Trânsito participa nos dias hoje (20) e amanhã (21), da XXII edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) que tem como tema “Nós no Planeta”.

O Projeto Vida No Trânsito está expondo suas ações e de parceiros na Cientec no stand 32. Além disso a equipe está dando orientações sobre educação no trânsito, panfletagem, revistas e informativos, entre outra ações de prevenção de acidentes. O tema da CIENTEC acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito desta Secretaria Municipal de Saúde, acompanha as ações da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. 

A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária. A SMS integra o elenco de parceiros do evento ao lado da SEMOB, SME, CPRE, PRF, SESAP, DETRAN, ONGs e outros.

Segundo o chefe do Núcleo das Doenças e Agravos Não Trânsmissíveis (DANTs), o sujeito do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores).

“Nós no Planeta” abrange uma multiplicidade de sentidos e relações e desafia as diferentes áreas do saber a refletir sobre a realidade do planeta hoje e no futuro. Nós, nós e os outros, cada um de nós, e como lidar com os nós que atam e desatam as várias dimensões deste universo: a humanidade, a natureza, a cultura, a sociedade, a subjetividade e a coletividade. Qual a responsabilidade de cada um sobre as condições de vida digna no planeta e a necessidade de salvaguardar estas condições para gerações futuras?

A OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
Projeto Vida No Trânsito da SMS expõe ações educativas na CIENTEC Projeto Vida No Trânsito da SMS expõe ações educativas na CIENTEC Reviewed by Via Certa Natal Trânsito on outubro 21, 2016 Rating: 5

Sora Templates