54º edição da Festa do Boi conta com ações educativas de trânsito do Detran


O Governo do Estado por meio do Detran/RN vem aproveitando a realização da 54º Festa do Boi para intensificar as ações de educação de trânsito voltadas aos motoristas e pedestres. Durante a realização do evento uma equipe de técnicos da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Órgão vem sendo escalada para atuar levando informações de segurança no tráfego e de respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), apontando para os perigos relacionados às infrações e as consequências do desrespeito às normas legais.

O trabalho é realizado num estande montado na área onde acontece a festividade. As atividades educativas contam com oficina de pintura direcionada as crianças, roleta educativa de trânsito, apresentações da trupe de teatro Três em Trânsito, comandos educativos, além de ações itinerantes com o propósito de alcançar todas as áreas de tráfego de pessoas que visitam a festa.

Nesse caso, as abordagens são realizadas em bares e restaurantes armados no local e os frequentadores são alertados sobre os males sociais causados pela união de bebida alcoólica e volante, como também os procedimentos e sanções administrativas e penais previstas para os motoristas que desrespeitam as condutas determinadas pela Lei Seca.

Além das explicações proferidas pelos técnicos do Departamento, as pessoas abordadas recebem folders informativos e adesivos, que contribuem para a conscientização e o fortalecimento das informações de segurança, respeito e gentileza necessárias para a construção de um trânsito mais humano e seguro.

A equipe de educação também emprega ações direcionadas aos pedestres. Neste caso, as pessoas que passeiam no evento são informadas dos cuidados necessários para atravessar ruas e avenidas, como também a responsabilidade de priorizar a utilização de faixas de pedestres e passarelas.

Outro ponto importante que vem sendo intensificado durante o evento é a divulgação do Símbolo Internacional de Surdez, que tem o objetivo de alertar os demais motoristas sobre a presença de pessoa com deficiência auditiva ao volante, buscando desta forma gerar maior segurança e respeito à condição especial do condutor que possui a deficiência.

O diretor geral do Detran/RN, Marco Medeiros, informou que as equipes de educação vão atuar durante todo o período de realização da Festa do Boi, que foi iniciada na sexta-feira (07) e será finalizada no próximo sábado (15). “É uma oportunidade de reforçar o trabalho de educação mostrando que todos nós somos responsáveis pela segurança no trânsito e com isso pretendemos preservar vidas de condutores e pedestres”, explicou.

A 54 ª Festa do Boi vem sendo realizada no Parque Aristófanes Fernandes, na cidade de Parnamirim. O evento agropecuário é organizado pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado do RN.
Google +