Seis dicas de limpeza e cuidados para seu veículo



Manter um veículo limpo e conservado exige um certo esforço do proprietário. Porém, pequenas atitudes podem colaborar a manter o veículo em ordem, podendo até mesmo auxiliar na redução dos gastos com combustível e manutenção. Confira abaixo seis dicas que podem ajudar a deixar o carro limpo, além de pequenos cuidados que ajudam a conservá-los.

Prefira sabão neutro e esponjas macias

Na hora de lavar o veículo, o ideal é aplicar sabão neutro com uma esponja suave, que não possua características abrasivas. Desse modo é possível uma higienização efetiva, sem riscos na pintura.

Não se esqueça do interior do veículo

A higienização de um carro não deve ser feita apenas na parte de fora. É indispensável retirar os tapetes e passar um aspirador de pó em todo o interior do veículo para retirar poeiras impregnadas e restos de alimentos. Se houver manchas no estofado, retire-as com produtos de lavagem a seco.

Fique atento aos pneus

Além de calibrar os pneus semanalmente conforme a indicação do manual do fabricante, é fundamental utilizar o pneu adequado para cada tipo de terreno. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) pode provocar perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.

Desligue o ar-condicionado antes da chegada

Seja em vias urbanas ou em estradas, é importante desligar o ar-condicionado pelo menos cinco minutos antes de chegar ao destino. Dessa maneira, evita-se o excesso de umidade no sistema e, consequentemente, a proliferação de bactérias e fungos.

Invista em acessórios automotivos protetores para seu veículo

Para prevenir pequenos choques e arranhões, vale a pena investir em acessórios automotivos protetores como “bumpers”, que protegem os para-choques dianteiros e frisos laterais.

Conserte os leves amassados

Quando ocorrem leves amassados no veículo, é importante repará-los o mais rápido possível. Isto porque, quando não consertados, estes danos tendem a acumular ferrugem, desvalorizando a superfície do carro e exigindo uma nova pintura. Em alguns casos é possível fazer martelinho de ouro para repará-los.
Google +