Antecipar possíveis acontecimentos pode evitar acidentes

Por Mariana Czerwonka.



Transformar pequenas atitudes no dia a dia e, assim, erradicar comportamentos que levem a situações de risco pode ser a solução da maioria dos problemas que encontramos no trânsito atualmente. Claro que existe uma parcela de responsabilidade dos órgãos governamentais como a estrutura viária e automotiva brasileira, que deve ser exigida e não esquecida.

De qualquer forma existem atitudes que dependem única e exclusivamente do cidadão que podem salvar não apenas uma vida, como a de várias pessoas. Por esse motivo, o Portal do Trânsito inicia uma série de dicas, em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, divulgando ações que podem efetivamente contribuir com a segurança do trânsito.
Previsão

Segundo os preceitos da direção defensiva, a previsão ocorre simultaneamente com a atenção. Enquanto o condutor observa tudo com atenção, seu cérebro prevê e antecipa possíveis acontecimentos, agindo prontamente, sem ser tomado de surpresa.

São muitos os exemplos que podem ilustrar as previsões. Veja alguns, começando pelos mais óbvios.
Criança

O condutor está dirigindo e VÊ uma bola rolando pela via: imediatamente PREVÊ que uma criança distraída venha logo correndo atrás da bola.
Ponto de ônibus

Ao passar por um ponto de parada, VÊ um ônibus desembarcando passageiros: ele PREVÊ que algum passageiro distraído tentará atravessar a rua, saindo repentinamente de trás do ônibus.
Veículos estacionados

Dirigindo pela via, você passa por alguns veículos estacionados e VÊ que alguns deles têm pessoas dentro e PREVÊ que alguém possa tentar desembarcar, abrindo subitamente a porta do veículo.
Saída de garagem

Logo adiante, VÊ um veículo saindo de uma residência, cujo motorista está olhando para outro lado: PREVÊ que ele poderá entrar na via perigosamente, porque não notou a sua presença.
Ciclista

O condutor VENDO que está na iminência de ultrapassar um ciclista, PREVÊ um possível movimento lateral brusco, comum entre os ciclistas.
Carro em ziguezague

Você VÊ que o carro à frente está com um comportamento estranho, do tipo ziguezague. É fácil PREVER que aquele motorista está desatento ou com problemas.

Não coloque a sua vida e a dos demais em risco. Esteja atento, preveja situações de risco e esteja pronto para evita-las.
Google +