Sinal amarelo: o que fazer?




Quem nunca ficou em dúvida sobre o que fazer no sinal amarelo? O ideal é frear ou ultrapassar? Se avançar, dá multa? À noite ou de madrugada, quando estiverem piscando, o que pode significar e como agir? Estas e outras questões são muito comum, afinal, pouco se fala sobre regulamentações de trânsito quando o assunto é o farol amarelo.

Para entender o que é correto fazer, o professor de Direito do Trânsito Pablo Assunção explica a sinalização do trânsito afundo e relembra alguns pontos cruciais para qualquer mulher dirigir bonito. "O sinal verde indica permissão de prosseguir na direção, respeitando as normas gerais de circulação e conduta de trânsito. A luz amarela é ‘atenção’ e alerta o condutor que se deve diminuir a velocidade e parar o veículo com segurança, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para brecar também. Já a vermelha sinaliza obrigatoriedade de parar", pontua Pablo.

Com estas regrinhas básicas bem entendidas, confira abaixo nosso manual sobre os semáforos e acerte em cheio no trânsito.

Passar no amarelo dá multa?

Pablo afirma que segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não existe regulamentação sobre o semáforo amarelo ser visto como tipo penal. "Avançar no sinal vermelho é infração gravíssima, portanto, o mais importante é ter prudência e bom senso na luz amarela. Como a troca de cores é rápida e o mesmo serve para avisar o motorista, deve ser respeitado"

O que é mais indicado fazer?

O farol amarelo existe para evitar acidentes e freadas bruscas. "O correto é parar, a não ser que já esteja depois da metade do cruzamento. Preste atenção se não tem nenhum carro rápido atrás e que possa colidir com você e inicie a frenagem segura: isto evita o risco de passar no vermelho e ser pego por quem está saindo de uma pista transversal, por exemplo", garante o professor.

Seguir a ordem de atenção também evita que pare em cruzamentos e prejudique o tráfego ou ainda estacione em cima da faixa de pedestres, ambas consideradas infrações de trânsito e multas garantidas.

Farol amarelo piscando

O farol amarelo piscando durante a noite ou na madrugada, indica passagem livre, mas com atenção, naquela via. O condutor pode atravessar em uma velocidade segura sem risco de ser multado.

Portanto, motoristas, o mais importante é analisar a velocidade que você está, a extensão do cruzamento, o horário e decidir com segurança. Mas não se esqueça:parar no farol amarelo é a atitude mais prudente.
Google +