Pontuação CNH: tire todas as dúvidas sobre o tema



Quando o assunto é pontuação na carteira de motorista, as dúvidas são muitas. Além de colocar em risco a segurança de todos na via, as infrações de trânsito se transformam em multas que pesam no bolso e na habilitação das motoristas desatentas.

Às vezes, as mulheres que dirigem bonito levam multas por bobeiras, mas é sempre bom lembrar que o trânsito (e as suas leis) merecem o máximo de atenção e respeito todos os dias.

Pontos na carteira de habilitação
Quantos pontos posso ter na CNH?

A motorista pode ter até 20 pontos na CNH, soma que inclui infrações leves, médias e graves. No entanto, existem algumas infrações gravíssimas que, se forem cometidas, levam à suspensão imediata da carteira, independente da pontuação anterior. Disputar racha, dirigir embriagado, deixar de prestar socorro à vítima em caso de acidente e dirigir em velocidade superior a 50% da permitida são algumas delas.
Quando os pontos expiram?

Cada pontuação fica ativa por um ano a partir da data da infração. Isso significa que você pode ter pontos que expiram em datas diferentes. Uma infração cometida em abril de 2015 expira em abril de 2016, uma de outubro de 2014 vence em outubro de 2015, e assim por diante. O importante é não somar 20 pontos ao mesmo tempo. Para consultar a pontuação da CNH, acesse o site do Detran da sua cidade ou visite uma das unidades de atendimento.
Ultrapassei o limite de pontos, e agora?

Ih, agora já ficou um pouquinho mais complicado. Que descuido, hein? Quem excede os 20 pontos permitidos recebe uma notificação do Detran e tem 30 dias para recorrer. Caso a decisão se mantenha, a motorista tem a CNH suspensa e deve permanecer sem dirigir por um período que varia de um mês a um ano.
Quando a habilitação é suspensa, quando posso ter a carteira de volta?

O tempo para conseguir a CNH de volta varia entre um mês e um ano e é determinado pela autoridade de trânsito, levando em conta as infrações cometidas. Durante esse intervalo, a condutora deve passar pelo Curso de Reciclagem do Motorista Infrator, um tipo de CFC (aquele cursinho que você fez antes de começar as aulas na autoescola), para habilitados descuidados. Só depois de concluir o curso é possível recuperar a habilitação. Ah, se houver reincidência, o prazo passa a ser de seis meses a dois anos.
Posso levar multa com a habilitação provisória?

Durante o ano de validade da CNH provisória, a motorista não pode cometer infrações grave ou gravíssima ou reincidir na média. Seguindo essas regras, a CNH definitiva é liberada. Caso contrário, é preciso recomeçar o processo para tirar a carteira. Melhor não arriscar!
Meu marido dirigiu meu carro e a multa veio para a minha carta. E agora?

Para transpefrir os pontos, basta preencher o formulário que vem junto com a multa Crédito: Thinkstock

Um motorista um pouquinho descuidado assumiu o volante do seu carro e agora a multa veio no seu nome? Sem desespero, você pode transferir a pontuação! Espere a notificação de a multa chegar em casa e preencha a ficha que vem junto com ela, colocando os dados pessoais do proprietário do veículo e os dados do condutor que deve receber os pontos. Junte cópias do RG e da CNH dos dois, assine o formulário e envie pelo correio para o órgão responsável pela autuação.
Google +