Detran/RN inclui ciclofaixa na pista de teste prático veicular



O Governo do Estado, por meio do Detran/RN, implanta uma ciclofaixa e uma bicicleta estática na pista de exames práticos de direção veicular. A novidade chega à pista da sede do órgão em comemoração ao dia Nacional do Ciclista, nesta sexta-feira (19). A medida tem caráter educativo para destacar as responsabilidades do futuro condutor junto aos ciclistas e humanizar as relações nas vias de trânsito.

A bicicleta estática tem um boneco acoplado para simular a presença do ciclista no trânsito. A ideia é orientar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sobre a convivência correta entre motoristas e ciclistas. Os Centros de formação de condutores já foram comunicados sobre a medida para continuar reforçando junto aos futuros condutores a importância do respeito às leis de trânsito e preparar os alunos para obedecer a ciclofaixa.

O diretor geral do Detran, Marco Medeiros, destaca que a novidade vai incentivar o candidato a condutor a buscar cada vez mais conhecimentos sobre a legislação de trânsito, colocando em destaque as regras de direção defensiva, nesse caso com foco no convívio respeitoso com a bicicleta. “Estamos acrescentando no nosso teste prático uma forma educativa que vai incentivar a política de atenção ao ciclista desde o início da experiência como motorista. É uma medida que parece simples, mas pode trazer resultados necessários no trânsito e preservar muitas vidas, que é a grande preocupação do Detran“, avalia o diretor.

O presidente da Associação de Ciclistas do RN e também membro do Conselho Municipal de Política Cicloviária, Canutto Sousa filho, elogia a ação. “A medida é muito importante, porque ela já gera no condutor o pensamento de, quando for à rua, respeitar os ciclistas, que hoje sofrem muito com o desrespeito dos motoristas nas ruas de Natal”, conta Canutto Sousa.

O Detran/RN informa que, por enquanto, a simulação do ciclista na ciclofaixa é apenas uma medida educativa, com o intuito que as autoescolas comecem a orientar com mais ênfase os alunos. “Por isso, nesse primeiro momento, os futuros motoristas não perderão pontos. A ideia é continuar sem punição. Com o tempo, se percebermos que os candidatos estão infringindo muito a regra, comunicaremos aos Centros de formação e aos alunos que começaremos a tirar pontos de quem desrespeitar a regra”, explica Marco Medeiros.

Com a implantação da ciclofaixa, os candidatos a condutores serão testados sobre o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que o motorista deve manter a distância de um metro e meio do ciclista, podendo sofrer infração média, sob pena de multa nos casos de descumprimento. Para quem transita com o veículo em ciclofaixas, o artigo 193 prevê que a infração é gravíssima, com penalidade de multa até três vezes o valor.

A expectativa é implantar o mesmo modelo de exame em outras pistas de exames práticos do Detran/RN, que também passarão a contar com bicicletas estáticas durante a avaliação do candidato à CNH.
Google +