Data de validade, capacidade de carga e velocidade do pneu




Você sabia que o pneu da sua moto (e do seu carro também) tem prazo de validade e limites de capacidade de carga e de velocidade? Além de observar o desgaste e a pressão, você deve observar outras recomendações de especialistas para garantia da segurança na condução da sua moto.

O prazo de validade recomendado para os pneus é de 5 anos. É claro que ele não vai desmanchar depois deste prazo, mas após isto ocorre um processo de degradação que pode representar riscos para o condutor ou o garupa. "Após esse período não é recomendada a utilização, pois ocorre o ressecamento da borracha, com perda da flexibilidade, micro-rachaduras e tendência a estouro", afirma Fábio Lopes, gerente de produto da Pirelli.

A data de fabricação do pneu está marcada em sua lateral, tecnicamente conhecida como flanco, normalmente após a inicial DOT. Seguido dessas três letras vêm quatro números. Os dois primeiros representam a semana e os dois últimos, o ano da fabricação. Assim, o pneu com o código 0907 foi fabricado na nona semana de 2007.

Também é de extrema importância observar a capacidade de carga do pneu e o índice de velocidade. É comum alguns motociclistas comprarem um pneu e ele durar muito menos que o normal. A explicação talvez esteja no fato do pneu ter sido projetado para motos mais leves ou para velocidades mais baixas que os da sua moto.

Por isto é sempre recomendado usar pneus de acordo com as especificações recomendadas pelo fabricante da sua moto. Para identificar as medidas, capacidade de carga e de velocidade de uma pneu é necessário olhar o flanco, onde consta a especificação.
Google +