Coisas que são proibidas fazer dirigindo e você nem imaginava



Para construir um trânsito mais seguro, é preciso ter atenção total ao volante. Pequenos descuidos são capazes de criar grandes problemas, por isso, é melhor não dar sorte para o azar. O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro traz seis infrações de trânsito que resumem o que a motorista pode ou não fazer enquanto dirige.

Todas são infrações médias e resultam em multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Veja quais são e ajude a construir um trânsito melhor.

O que é proibido fazer ao volante?

Dirigir com o braço de fora

Dirigir com um dos braços apoiados na janela do veículo é terminantemente proibido. A exceção se aplica apenas quando a ação tiver o objetivo de sinalizar manobras, como uma conversão à esquerda ou à direita.

Transportar objetos à esquerda

Levar pessoas, animais ou qualquer tipo de volume à sua esquerda, entre as pernas ou no colo atrapalha a condução do veículo e também é proibido por lei. Os animais também não devem ser conduzidos na parte externa do veículo. Seu cachorro adora andar com a cabeça para fora? Além de insegura, a prática pode resultar em multa. Existe jeito certo de levar animais no carro.
Dirigir com a capacidade física limitada

Braço engessado, colar cervical e tampão no olho são alguns dos fatores que limitam a capacidade física do condutor e são proibidos por lei. Caso tenha passado por algum acidente ou cirurgia que limite seus movimentos e sentidos, espere se recuperar totalmente para reassumir o volante.

Usar calçado que não ofereça segurança

O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe o uso de nenhum tipo específico de sapato. No entanto, afirma que calçados que não se fixem aos pés ou que comprometam o uso dos pedais devem ficar do lado de fora. Em uma situação de emergência, chinelos e sapatos de saltos podem atrapalhar o comando dos pedais e acabar causando um acidente. Para não correr o risco, tenha sempre a bordo um par de tênis ou sapatilha. Se for pega de surpresa ou se esquecer, pode dirigir descalça. Lembre-se: existe sapato certo para dirigir.

Dirigir com apenas uma mão

Dirigir com apenas uma mão só é permitido para: sinalizar manobras, trocar a marcha do e acionar equipamentos do veículo. Isso significa que qualquer tipo de atividade que exija que a motorista retire uma das mãos do volante, como comer, falar ao celular, mandar mensagem ou retocar a maquiagem, é proibida.

Usar fones de ouvido

O uso de fones de ouvido é sempre proibido, seja para ouvir música, seja para falar no celular. O dispositivo abafa os sons externos, comprometendo a atenção da motorista.



Google +