Cadeirinha na bicicleta: pode levar criança na garupa? Qual é o jeito certo?



Andar de bicicleta é um excelente passeio em família, que pode acontecer mesmo se o seu filho ainda não tiver tamanho para pedalar, já que crianças podem ser levadas na garupa da bike. Para fazer a viagem em segurança, invista em cadeirinhas próprias, que variam de acordo com o peso e a idade do pequeno caronista.

Como levar criança na bicicleta

O Código Brasileiro de Trânsito não tem nenhuma lei que especifique como e a partir de quantos anos as crianças podem ser levadas na bicicleta. Por isso, vale o bom senso dos pais na hora de escolher uma cadeirinha resistente e de marca confiável, sem deixar o capacete de lado.

Para oferecer total segurança, o equipamento deve se encaixar perfeitamente à bicicleta e à criança. Não tenha vergonha de levar os dois até a loja e experimentar diferentes modelos para ver se o conjunto funciona bem. Na dúvida, procure as opiniões de outros pais nos sites de compra. Essa troca de experiências pode ajudar bastante na decisão final.

Quando for pedalar, comece devagarinho para ganhar confiança. O peso extra muda o centro de gravidade e pode alterar a sua maneira de guiar, então, é preciso ter atenção redobrada.



Como escolher a cadeirinha de bicicleta

Cadeira dianteira

É presar ao guidão e transporta crianças de até 15 quilos. Certamente torna o passeio mais divertido, já que você consegue conversar com o seu filho o tempo todo. Conta com cinto de dois ou três pontos, proteção para os pés e regulagem de altura. Certifique-se de que seu filho esteja confortável e consiga manter o corpo ereto ao sentar.

Cadeira traseira

Deve ser presa ao bagageiro e é ideal para crianças de até 22 ou 25 quilos, dependendo o modelo, sempre a partir de um ano de idade. Também vem com cinto de dois ou três pontos, proteção para os pés e regulagem de altura.
Google +