5 boas práticas na estrada


Chegou o mês de férias e nada melhor do que aproveitar a temporada de inverno com uma viagem especial. Mas, antes de colocar o pneu na estrada, é fundamental checar se o seu carro está equipado e saber o que fazer nas situações mais frequentes das rodovias. Confira!

Curvas

Desacelere o carro antes de fazer uma curva e nunca freie quando estiver no meio dela, isto evita que a roda trave e aconteça os acidentes. Se você entrou na curva com velocidade, apenas tire o pé do acelerador e reduza a marcha.

Uso do acostamento

O acostamento não pode (nem deve!) ser usado para tráfego normal, ao menos que os guardas do trânsito sinalizem a permissão temporária, certo? Caso tenha algum problema com o seu veículo ou esteja em uma situação de emergência, encoste no acostamento para esperar a chegada do seguro ou da ajuda. Nunca pare em regiões com curvas ou locais de pouca visão aos motoristas, e jamais esqueça do triângulo de sinalização e pisca alerta.

Ultrapassagem

Esta é uma das manobras mais arriscadas da estrada. Por isso, preste muita atenção antes de fazê-la e confira a sinalização da pista para ter certeza de que é permitido ultrapassar naquele trecho. Não se esqueça de ligar a seta para avisar ao motorista que está à frente que você irá ultrapassá-lo.

Sinais entre motoristas

Os motoristas de caminhão, carros e ônibus usam sinais na estrada para se comunicarem. Fique atenta quando o veículo que está do lado oposto piscar os faróis duas vezes, isto sinaliza que você deve desacelerar, pois mais a frente encontrará algum problema inesperado na pista. Buzinada curta é sinal de agradecimento a alguma atitude cordial e farol alto com insistência é uma forma de pedir ao carro da frente que abra passagem.

Neblina

Como a neblina atrapalha a visibilidade na estrada, o primeiro passo é reduzir a velocidade, ficar em uma distância segura quanto ao outro veículo e acender os faróis baixos. Também lembre-se de usar as marcações da pista ou as luzes traseiras do carro à frente como referência.
Google +