10 dicas para economizar no combustível da moto



Há um bom tempo as motos se tornaram assunto de mulher. Estar ligada nas formas de direção segura e manutenção da motocicleta são exemplos de quem dirige bonito. Outro tema que merece atenção especial é o combustível da moto. Se ele parece evaporar depois que você reabastece pode ser sinal de mau uso, e para fazer com que ela "beba menos" e você saia ganhando na economia do posto, algumas regrinhas são fundamentais.

Segundo o especialista em manutenção de motocicletas Alberto Araújo, alguns truques podem fazer a gasolina durar muito mais. "Existem mitos sobre baratear o uso do veículo. Aquecer o motor quando liga a moto é um deles", garante.


Para te ajudar a não gastar sem necessidade e manter a motocicleta em ótimo estado, o Petrobras De Carona com Elas preparou um manual especial com 10 passos. Confira!

- Um dos primeiros pontos é tirar da cabeça a ideia de que se deve aquecer o motor antes da partida, isto apenas consome combustível. Alberto Araújo conta que a maioria das motos atuais possuem injeção direta, que permite o aquecimento dos motores em movimento sem desperdício ou desgastes.

- Mantenha a calibragem dos pneus correta. Este cuidado pode economizar quase 4% de combustível.

- Acelerar com a moto parada (vício de muitos motociclistas, principalmente em faróis fechados) prejudica o motor e aumenta o gasto desnecessário.

- Dirigir em velocidade constante é ótimo aliado. Além disso, mudar rapidamente para a segunda marcha ao engatar e adaptar-se com a marcha lenta são essenciais.

- O "ponto morto" consome combustível desnecessariamente. Por isso, deixe-a engrenada quando estiver em descidas.

- Mantenha o filtro de ar limpo. A moto é alimentada a partir da mistura de ar-combustível e precisa "respirar" corretamente.

- Acelerar muito em subidas não aumentará a força da motocicleta, e sim consumirá ainda mais gasolina. Fique de olho!

- Trocar de marcha na hora certa e de forma correta diminui (e muito!) os gastos.

- Dica fundamental, mas que muitas vezes cai no esquecimento: não deixe de ler o manual da sua moto. Lá estão todas as dicas para aumentar a vida útil e protegê-la de cargas em excesso.

- Frenagens e aceleradas bruscas estão fora: acelere gradativamente a moto para que o motor funcione com eficiência e não consuma exageradamente.


Mais dicas: atenção com o óleo lubrificante

A escolha de um óleo lubrificante que atenda as recomendações do fabricante da motocicleta e sempre verificar se ele está no nível correto são essenciais: o lubrificante é quem reduz o atrito entre as peças, protege e prolonga a vida útil do motor.

O Lubrax Indicc é ideal para motos com motores 4 tempos e alta rotação. Dentre as vantagens, está reduzir em até 14% os atritos entre as peças do motor (o que prolonga a vida útil do conjunto motor/transmissão/embreagem), diminuir do consumo de combustível e preservar o motor limpo e com menos formação de verniz e borras.
Google +