Servidores do Samu Natal participam de curso para manejo de queimados


Os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município (Samu Natal) participaram do curso de manejo de pacientes com queimaduras durante o atendimento pré-hospitalar na noite desta terça-feira (12). Ministrada no auditório do Samu, em Lagoa Nova, a capacitação foi feita também por funcionários do Hospital da Polícia Militar.

“Trabalhamos o manejo de pacientes, revendo conceitos sobre como conduzir a lesão calculando a superfície corporal atingida pela queimadura e o cálculo exato para a reposição volêmica, que é a técnica usada para a restituição do sangue perdido. Também foram abordados os cuidados necessários e imediatos até a remoção do paciente para uma unidade de referência no tratamento desses tipos de lesões”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu Natal, Rogéria Abrantes.

As queimaduras são lesões provocadas pela ação direta ou difusa do calor em contato com o corpo e que podem ser causadas por agentes físicos, químicos ou biológicos, tais como temperatura, eletricidade, radiação, produtos de limpeza e determinadas espécies de animais e/ou vegetais. Podem ser de pequeno porte, quando até 10% da superfície corporal é atingida até muito grave, com mais de 40% do corpo queimado.

Rogéria afirmou que essa é a terceira vez que o curso é ministrado para os servidores do Samu Natal, por causa do período de festejos juninos, quando aumenta o número de casos de queimaduras. “Todos os servidores do Samu participam da aula, proferida pela enfermeira Renata Lima. Desta vez, contamos também com a presença de alguns profissionais de saúde que atuam no Hospital da Polícia”.
Google +