Secretários de planejamento da Região Metropolitana de Natal discutem ações para vencer a crise



A atual crise brasileira tem afetado fortemente os municípios que, a cada dia, precisam se “reinventar” para dar conta de um conjunto de demandas colocadas pela sociedade e pelos órgãos de controle e quais ações podem ser desenvolvidas pelos municípios e a necessidade de encontrar soluções conjuntas que podem resultar em maior eficiência, eficácia e efetiva para a gestão pública, a Secretaria Municipal de Planejamento de Natal (Sempla) foi o tema central da reunião organizada nesta sexta-feira (8) com os secretários de Planejamento dos municípios quem compõem a Região Metropolitana de Natal.

“Essa iniciativa surgiu a partir do reconhecimento de que os municípios estão cada vez mais tendo que fortalecer a sua capacidade de planejamento e gestão para fazer face às diversas demandas, seja da sociedade, seja dos órgãos de controle. Muitas das dificuldades enfrentadas por Natal também são vivenciadas em outros municípios. Diante disso, vislumbramos a necessidade de integrar esses municípios para que aquela capacidade seja fortalecida, e, com isso, os municípios possam avançar na construção de planos, programas e projetos nas diversas áreas temáticas, em uma perspectiva integrada”, destacou a secretária de Planejamento de Natal.

No primeiro encontro, que contou com a participação de 09 dos 14 municípios que compõe a Região Metropolitana de Natal (RMNatal), foi criado o Fórum dos Secretários de Planejamento dos municípios da RMNatal. Por aclamação a secretária do Planejamento de Natal, Virgínia Ferreira, será a presidente do Fórum. “Não se trata de uma pauta política, mas de uma ação conjunta entre os municípios para 10 anos. A criação desse fórum permanente é para o auxílio mútuo”, enfatizou Virgínia Ferreira.

O secretário de planejamento de Maxaranguape, Chico Araújo, destacou a importância da criação desse fórum. “Consolidado esse Fórum, teremos mais força para tentarmos implementar as transformações que os municípios do nosso porte necessitam”, enfatizou.

O próximo encontro está programado para o próximo dia 22 na cidade de Macaíba. A intenção do Fórum dos Secretários de Planejamento da Região Metropolitana de Natal é que os encontros aconteçam quinzenalmente e a cada encontro um município participante seja a sede.
Google +