Saiba o que não se deve fazer nos postos de combustíveis


Nos postos de combustíveis, há uma série de sinalizações indicando atitudes que devem ser evitadas. A maioria dos estabelecimentos, por exemplo, recomenda que as pessoas não usem o celular enquanto estiverem no local. Isso porque, por ser um ambiente com atmosfera explosiva e grande armazenamento de produtos inflamáveis, alguns acidentes podem tomar grandes proporções. E vale salientar que, além de colocar várias vidas em risco, o descumprimento das regras pode resultar em prejuízos financeiros e até mesmo ações na justiça.

“A pista de abastecimento junto às bombas e o ponto de descarga de produtos dos postos são caracterizados como ‘Áreas Classificadas’, onde há maior possibilidade de ocorrência de vapores inflamáveis. Isso significa que são atmosferas explosivas e que, numa eventual combinação com produção de fontes de ignição (chamas, centelhas ou faíscas) existe o risco de incêndio ou explosão”, explica Tadeu Borges, gerente de Engenharia da rede ALE.

Sinalizações

Uma das sinalizações mais comuns nos postos de gasolina é a placa que indica a proibição do uso de celulares. “Qualquer equipamentos eletrônico possui energia estática, que, aliada aos vapores de combustíveis existentes na área de abastecimento, podem produzir centelha”, diz o profissional.

Apesar de nos aparelhos mais modernos a quantidade de energia de radiofrequência emitida ser baixa, e, segundo João Carlos Lopes Fernandes, professor de Engenharia de Computação e Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia, não haver nenhuma comprovação cientifica de que eles podem ser prejudiciais nesse tipo de local, alguns acidentes relacionados a explosão de caminhões tanque foram ligados ao uso do celular. “Na dúvida, alguns postos preferem proibir a sua utilização”, comenta.

Outro equipamento eletrônico que exige atenção é o rádio do veículo. Mesmo não sendo proibido, ele pode ter falhas no armazenamento de energia e acabar se tornando uma fonte de ignição. Além disso, Borges destaca que, assim como os celulares, os sistemas de som também emitem energia por radiofrequência. Em todo caso, quem quiser se prevenir deve desligá-lo enquanto estiver abastecendo.

Alguns locais também recomendam que o motorista desligue o motor enquanto estiverem colocando combustível em seus automóveis. Para Fernandes, deixar o sistema ligado não traz nenhum risco, mas Borges discorda. “O propulsor em funcionamento gera energia que também pode causar algum tipo de fonte de ignição”, garante o gerente de Engenharia da rede ALE.

Fora isso, fumar e usar isqueiros é altamente proibido (e perigoso) em postos de combustível. Tanto o cigarro quanto o produto que produz fogo se tornam extremamente inflamáveis quando estão perto de produtos como gasolina, álcool e etanol.
Google +