Natal amplia faixas semi-exclusivas para ônibus

A cidade de Natal está ganhando mais quilômetros de faixas semi-exclusivas para ônibus. O serviço foi implantado nas avenidas Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Prudente de Morais e deverá contemplar também a Av. Coronel Estevam. Com a ampliação a meta é chegar a 44 km de corredores semi-exclusivos para o transporte público.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), foram realizados estudos e simulações para essas escolhas. São vias que recebem um grande volume de veículos e que agora estão priorizando o transporte coletivo em relação ao individual, vez que o transporte individual atende em média 1,4 ocupante por veículo e o ônibus pode atender em média 80 pessoas por veículo.

A faixa semi-exclusiva de ônibus reduz uma média de 30% no tempo de viagem no trecho onde é implantado. Esse ganho no tempo do deslocamento é um atrativo para migração do motorista do veículo particular para o ônibus. Outro diferencial do serviço é que a faixa pode ser compartilhada com a bicicleta, o que tende a valorizar e garantir mais segurança ao ciclista no seu deslocamento na cidade.

Além da Av. 9, há projetos para corredores semi-exclusivos na Avenida Capitão- Mor Gouveia e Jerônimo Câmara. As mudanças já estão previstas dentro do desenho de linhas e itinerários e serão contempladas com a licitação do transporte público de Natal.
Google +