Lavar o carro sem água: 5 dicas para mantê-lo limpinho e economizar



Em tempos de falta de água, toda medida é bem-vinda para evitar o desperdício. Nessas horas, os usos secundários devem ser deixados de lado e até os indispensáveis, como o banho, precisam ser feitos com muita consciência.

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), lavar o carro com a mangueira aberta durante meia hora desperdiça até 560 litros de água. É muito, né? Mas isso não significa que você precisa andar com o veículo sujo por aí. Com algumas dicas simples e criativas, dá para fazer uma boa limpeza usando pouquíssima água. Assim, o seu carro fica tinindo e o meio ambiente também.


Água da chuva

Quem mora em casa pode colocar baldes sob as calhas e recolher a água da chuva. Naqueles dias em que chove bastante, uma hora é o suficiente para lavar não só o carro, mas também o quintal, a cozinha e assim por diante. Só tome cuidado para não deixar essa água estocada e parada por conta da dengue.


Água da máquina de lavar

O mesmo vale para a água da máquina de lavar. Em vez de deixar que ela escorra ralo abaixo, reserve uma parte para limpar o carro e até jogar no vaso sanitário para dar descarga.



Lavagem a seco

No mercado, você já encontra shampoos especiais para fazer a lavagem a seco. Basta aplicar o produto na lataria, espalhar com um pano limpo em movimentos circulares e retirar o excesso em seguida com outro pano seco. O ideal é que esse tipo de lavagem seja feita em um lugar coberto e com sombra para que o produto não seque rápido.


Aspirador de pó

O melhor amigo da limpeza interna, sem dúvidas, é o aspirador de pó. Ele remove desde a sujeira grossa que fica nos tapetes até aquela poeirinha escondida no vão do banco. A aspiração regular ainda ajuda a evitar a proliferação de insetos ou qualquer outro visitante indesejado.


Água de reuso

Se preferir levar o carro para o lava-rápido, prefira locais que reutilizem água. A maioria deles faz questão de colocar uma faixa bem grande para reforçar seu compromisso com o planeta. Em geral, a água usada para lavar um veículo é reutilizada até oito vezes. É só ficar de olho e se informar.





Google +