App para Android transforma smartphone em computador de bordo


Um novo aplicativo chega ao mercado para oferece ao usuário a possibilidade de ter um carro conectado a um computador de bordo. O Carrorama by Multilaser faz a leitura e a interpretação de informações disponibilizadas pelo OBD (On-Board Diagnostic) instalado no carro para uma oferecer uma experiência mais completa para o usuário. O software é resultado de uma parceria entre a Multilaser e a Going2, empresa de soluções de IoT.

A principal função do aplicativo é detectar e reportar ao motorista, em tempo real, sempre que há um erro registrado no sistema de diagnóstico do automóvel. São mais de dois mil códigos de erros catalogados. Em caso de problema, o app apresenta ao condutor um código universal, breve diagnóstico e sugestão de como resolvê-lo.

“Desta forma, o usuário saberá se pode continuar dirigindo com segurança até o mecânico mais próximo ou se precisa parar o veículo e chamar um guincho, por exemplo, para evitar danos maiores”, explica André Machado, CEO da Going2 Mobile.

O aplicativo ainda possui um dashboard com as principais informações do automóvel e mais de 40 dados como temperatura e rotação do motor, tensão da bateria, nível de combustível, quilometragem, número do chassi, posição do acelerador, entre outros. Por meio dele, é possível monitorar até mesmo o percentual de mistura de etanol no tanque. Vale ressaltar que as informações mostradas podem variar de acordo com os dados disponibilizados pela montadora na porta OBD.

Disponível para Android 4.0 ou superior e veículos fabricados a partir de 2010, o app gratuito funciona em parceria com o OBD Carroama by Multilaser, disponível por R$ 149,90 no e-commerce da empresa. A partir de junho, a peça também poderá ser encontrada em mais de 20 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil. Após a instalação do dispositivo e do app, basta o motorista entrar no carro, se conectar ao software e as informações passarão a ser transmitidas pelo smartphone.
Google +